Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesJusSign
Manual de uso JusSign da Jusfy
Manual de uso JusSign da Jusfy
Ricardo avatar
Escrito por Ricardo
Atualizado há mais de 9 meses

Sumário


O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é um mecanismo que permite o consentimento, de forma digital, dos respectivos signatários em um documento gerado eletronicamente, substituindo assim a assinatura física, ou manual.

Neste tutorial vamos aprender tudo sobre a JusSing: Como funciona, tipos de assinaturas  que podemos fazer, limitações de assinaturas e como fazer a assinatura passo a passo.


A ideia do tutorial é auxiliar a todos usuários, tanto os que já possuem experiência nesse tipo de assinador e como aqueles que jamais realizaram qualquer assinatura digital nessa tipo de assinador digital.

Leia mais no Blog da Jusfy:

O que é preciso para utilizar assinaturas eletrônicas?

A Jusfy possui, entre suas soluções, um sistema de assinatura eletrônica próprio: o JusSign.

Com o JusSign você pode assinar documentos eletronicamente com signatários ilimitados e quantas assinaturas forem necessárias.

O melhor de tudo é que o JusSign fica disponível na área de assinante e você tem acesso a todo o setup de ferramentas da Jusfy por um valor muito próximo do que os sistemas de assinatura eletrônica cobram apenas por esse serviço.

Como utilizar a JusSign (Passo a Passo)

Após logar em sua conta na JusFy, selecione a JusSign no menu esquerdo da tela. Após abrir a JusSign, estará no passo 1 da Ferramenta, conforme:

Passo 1 - upload do documento:

No passo 1 o usuário deverá clicar em "Clique aqui para escolher o PDF", para selecionar o arquivo que enviará para assinatura eletrônica.

Ah, importante! Só é possível enviar documentos em PDF.

Além disso, ainda no passo 1, o usuário poderá clicar na opção "Ver meus Documentos" para visualizar documentos enviados para a assinatura em data anterior. Vamos rever esse campo em tópico posterior.

Passo 2 - propriedades:

No passo 2 o usuário deverá:

  1. Preencher a descrição do documento (nome)

  2. Determinar um prazo em dias para expiração (após esse período não será mais possível assinar) - A Data da expiração ao lado é modificada automaticamente, caso modifique o prazo em dias, e vice-versa

  3. Selecionar Legislação do documento, podendo ser 1) Brasil, 2) Europa ou 3) Estados Unidos

  4. Selecionar o Idioma do documento, podendo ser 1) Inglês ou 2) Português Brasileiro

  5. Selecionar o método de assinatura

O método de assinatura "Via botão de assinar" requisitará para o assinante preenchimento de Nome completo, CPF e concordância com os termos de uso.

O método via assinatura Gráfica (Upload/Assinar com o dedo) vai permitir que a pessoa inclua uma assinatura já existente, ou assine com o próprio dedo na tela do eletrônico que possuir.

Passo 3 - Assinantes:

No passo 3 o usuário deverá preencher com o Nome e E-mail do assinante, selecionando como quer que essa pessoa seja classificada na assinatura (parte, administrador, procurador...)

Será possível também "Ativar ordem de assinatura", de modo que o sistema vai incluir um número crescente para todos os signatários, determinando assim a ordem de quem vai assinar. O documento só será enviado para o Número 2, quando o número 1 tiver assinado, e assim sucessivamente.

Por fim, não existe limite para a quantidade de signatários que serão incluídos por documento. Para incluir mais signatários basta clicar em "adicionar Signatário".

Após preenchido todas opção, clique em Finalizar. Parabéns! seu documento foi enviado para assinatura.

Passo 4 - assinaturas (apenas para assinatura gráfica)

No passo 4 apenas no caso de assinatura gráfica deve fazer:

  1. Organizar quem deseja assinar. Selecione ao lado esquerdo da tela o nome da pessoa e clique em "adicionar assinatura" Assim que selecionar aparecerá o nome e email da pessoa no documento.

  2. Escolha onde deseja que a pessoa assine (altura na página).

  3. Após selecionar todas as pessoas e organize as assinatura. Após, clique em "finalizar".

O Signatário receberá um e-mail com o documento e opções de assinatura gráfica, podendo escolher uma opção: (Digitar, desenhar, subir)

Digitar assinatura: O signatário deverá escolher a letra e apertar em avançar.

Desenhar assinatura: O signatário deverá desenhar a assinatura e aperte em avançar.

Subir assinatura: O Signatário deverá fazer o Upload de sua assinatura e de sua rúbrica e clicar em Avançar.

Por fim, o Signatário confirmará o nome completo, email e CPF, finalizando assinatura.

Logo após assinado o documento e enviado a todos assinantes como cópia, além de ser liberado na JusSign para visualização pelo usuário cadastrado na Jusfy.

Visualizando documentos já enviados (Histórico de envios)

Ao entrar na aba "Ver meus Documentos" do passo 1 da ferramenta o usuário terá as seguintes informações:

  • Quantidade de documentos em preparação

  • Quantidade de documentos em assinatura

  • Quantidade de documentos assinados

  • Quantidade de documentos rejeitados

  • Quantidade de documentos expirados

  • Total de documentos

Logo abaixo, a lista dos documentos enviados pelo usuário, sendo possível filtrar os documentos por Usuário ou por Status.

Em um documento enviado é possível observar as seguintes informações:

  • Nome do documento

  • Nome de todos signatários

  • Status do documento

  • Data da criação

  • Data da expiração

  • Se ja houve assinatura (Joinha) ou es ainda esta aguardando assinatura (ampulheta)

  • última atualização

  • Botão Ação

Clicando no botão ação o usuário poderá:

Em um documento que já foi assinado por todos signatários o usuário poderá também "Baixar Certificado", documento que informa todas questões necessárias para demonstrar que assinatura é válida e possui qualificação ICP Brasil, com código do documento e Hash do documento, conforme:

Validação Direta no site do Governo Federal

Outra possibilidade para validação de arquivos gerados na JusSign (caso o usuário entenda necessária) é utilizar o próprio site Validar do Governo Federal para a validação das assinaturas. Clique aqui para acessar o Site.

Basta clicar em "escolher Arquivo", selecionar um arquivo assinado com a JusSign, concordar com os termos de uso e política de privacidade do site e clicar em "validar".

O próprio site do Governo federal informará que a assinatura são validas e qualificadas, conforme:

Parabéns! Agora você sabe tudo sobre a Assinatura Eletrônica da Jusfy, a JusSign!

Qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte Humanizado por WhatsApp no número (11) 93330-4069 ou clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?