Todas as coleções
Calculadoras
Manual de uso JusCalc Pensão da Jusfy
Manual de uso JusCalc Pensão da Jusfy

como funciona, limitações da calculadora e um passo a passo de como realizar o cálculo.

Ricardo avatar
Escrito por Ricardo
Atualizado há mais de uma semana

Sumário


Leia mais no Blog da Jusfy:

JusCalc Pensão: como funciona e tipos de cálculos

A JusCalc Pensão, desenvolvida pela Jusfy, foi criada com o intuito de realizar cálculos específicos de Pensão Alimentícia.

O grande diferencial da calculadora é que ela permite a realização de cálculos em SEGUNDOS. Basta informar a data inicial e final da pensão que a calculadora preencherá todos os valores automaticamente. Isso é possível desde que a forma estipulada da pensão seja: porcentagem do salário-mínimo nacional, porcentagem do salário do alimentante ou valor fixo.

A calculadora permite a inclusão de abatimentos realizados de forma parcial, abatimentos de forma total, abatimentos em valores distintos (valor único, por exemplo) e outras parcelas/valores de débito.

A JusCalc Pensão atenderá a quase todos os cálculos referente à pensão alimentícia. Caso haja algum cálculo específico que o usuário não consiga realizar na calculadora de pensão alimentícia, poderá utilizar a JusCalc Completo da Jusfy, uma calculadora completa para atualização e correção de valores.

Passo a passo para realizar um cálculo

Passo 1 - dados básicos:

Todas informações devem ser preenchidas conforme sua necessidade, seja com base no acordo firmado entre as partes, na decisão de tutela antecipada e até mesmo conforme determinado em sede de sentença.

O campo “nome do cálculo” é para fins informativos, o que significa que não é obrigatório preenchê-lo.

O campo “data de início do atraso” é a data inicial em que ocorreu a inadimplência do alimentante. Se desejar incluir todo o período, mesmo sem atraso, é necessário informar todas as parcelas que foram devidamente pagas no passo 2. Embora isso seja possível, vale notar que tal procedimento pode prolongar a realização do cálculo.

No campo "data do fim do atraso", deve ser inserida a data até a qual a pensão deve ser cobrada, ou, alternativamente, a data de HOJE.

No campo "data do cálculo", deve ser inserida a data até a qual se deseja realizar o cálculo, ou a data de HOJE.

A forma estipulada para o cálculo da pensão pode ser escolhida entre uma das três opções disponíveis: 1) Percentual do salário mínimo (%), 2) Valor Fixo (R$) ou 3) Percentual da remuneração mensal.

Se a opção escolhida for 1) Percentual do salário mínimo (%), o usuário deverá inserir o valor percentual da pensão em relação ao salário mínimo nacional.

Se a opção escolhida for 2) Valor Fixo Mensal (R$), o usuário deverá fornecer o valor fixo mensal da pensão.

Caso opte pela opção 3) Percentual da remuneração mensal, o usuário deverá inserir tanto o valor da remuneração mensal quanto a porcentagem da pensão sobre esse montante.

Em todas opções, o usuário poderá selecionar também a opção “considerar inclusão do 13º salário ao estipular a pensão.” Nesse caso, o sistema adicionará uma 13ª parcela de pensão após a parcela de DEZEMBRO de cada ano.

Em seguida, o sistema solicitará informações sobre o índice a ser utilizado para corrigir os valores, bem como os juros e suas respectivas datas de início de incidência. Todas essas informações devem ser preenchidas conforme determinado em acordo, decisão liminar ou sentença, dependendo do caso.

Após incluir essas informações, clique em “próximo”.

Passo 2 - abatimentos:

Ao avançar para o passo 2 do cálculo, a JusCalc Pensão preenche automaticamente todas parcelas de pensão, desde a data inicial até a data final, com base na forma estipulada de pensão e valores.

O usuário deverá apenas modificar as informações relacionadas a “Esta pensão foi paga?” no caso de a parcela ter sido paga POR COMPLETO ou PARCIALMENTE, selecionando a opção correspondente nessas situações.

A plataforma gerará automaticamente todas as parcelas como "não pagas", considerando que o cálculo está sendo realizado para parcelas em atraso.

Se o usuário desejar adicionar uma NOVA PARCELA, um valor de abatimento/pagamento ou qualquer valor nesse sentido, será necessário percorrer até o final das parcelas geradas automaticamente no passo, onde poderá escolher a quantidade e a nova parcela que deseja incluir.

A plataforma permitirá a inclusão de “nova parcela” ou “pagamento individual” que poderá se referir a quaisquer valores. Nesse processo é necessário verificar a data da época, descrição do item além de incluir o valor do que está sendo incluído.

Importante destacar que a calculadora não permitirá parcelas com datas futuras.

Após concluir o preenchimento, clique em "próximo" ao final da página.

Passo 3 - informações extras, multas, honorários: 

No passo 3 da JusCalc Pensão o usuário deve preencher eventual MULTA e honorários, sendo possível fazer a multa incidir sobre os juros e os honorários incidir sobre o valor total com abatimentos.

O preenchimento dessas informações deve, mais uma vez, seguir o determinado no acordo, decisão liminar ou sentença.

Após inserir essas informações, basta clicar em “calcular”.

Passo 4 - resultado do cálculo: 

A plataforma realizará o cálculo da pensão alimentícia, disponibilizando um “resumo do cálculo” e um “cálculo detalhado”.

No “resumo do cálculo” será possível visualizar todas parcelas atualizadas com juros, honorários e multa (se aplicável), de forma resumida.

Por sua vez, o "cálculo detalhado" fornecerá todos os parâmetros utilizados no cálculo, incluindo uma especificação detalhada de cada parcela de forma UNITÁRIA, com suas atualizações mensais, com base nos índices utilizados.

Parabéns! Você concluiu seu cálculo com ajuda da Calculadora de Pensão da Jusfy! Faça download do cálculo.

Ah, qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte Humanizado por WhatsApp no número (11) 93330-4069 ou clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?