Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesCalculadoras
Manual de uso JusCalc Fácil da Jusfy
Manual de uso JusCalc Fácil da Jusfy

Como funciona, tipos de cálculos que podem ser feitos, limitações da calculadora e um passo a passo de como realizar o cálculo.

Ricardo avatar
Escrito por Ricardo
Atualizado há mais de 8 meses

Sumário


Tutorial em vídeo JusCalc Fácil da Jusfy

JusCalc Fácil: como funciona e tipos de cálculos

A JusCalc Fácil, desenvolvida pela Jusfy, visa corrigir e atualizar valores de execuções em andamento ou processos de conhecimento na fase de cumprimento de sentença. Ou seja, processos que já contenham valores em seus autos, necessitando apenas a atualização/correção desses valores até a data atual.

Isso quer dizer que não é possível fazer uma atualização de valores desde o início? Não. A JusCalc Fácil contempla todo e qualquer cálculo de atualização de valores que possa ser feito com os parâmetros disponíveis na calculadora, com limitação de até 20 parcelas.

Passo a passo para realizar um cálculo

A primeira página da JusCalc Fácil traz as opções de todos os parâmetros disponíveis para realização do cálculo.

O campo “nome do cálculo” é apenas informativo, ou seja, o preenchimento é opcional.

Os campos de “índice para corrigir valores”, “taxa de juros”, “multa” e “valor dos honorários” devem ser preenchidos conforme a necessidade.

Se o cálculo a ser realizado for uma atualização de contrato, é fundamental incluir os parâmetros estipulados no contrato.

Se o cálculo for uma atualização de valores de uma execução/cumprimento de sentença, basta incluir o valor até a última atualização, com os mesmos parâmetros utilizados no cálculo anterior.

Se desejar que a atualização seja no formato “pró-rata” basta selecionar a opção ao lado de cada parâmetro. O pró-rata significa “proporcional”.

Após preencher todos os parâmetros do cálculo, avançamos para o preenchimento das parcelas/valores a serem corrigidos/atualizados. Vamos analisar:

O campo "descrição do item" é meramente informativo e aceita qualquer descrição que você queira fornecer.

O campo "data da época" refere-se à data de vencimento da parcela, à data da última atualização realizada dos valores e/ou à data a partir da qual os parâmetros inseridos na calculadora deverão incidir.

No campo “a que se refere esta parcela?” sempre é possível incluir duas opções:

“Parcela de débito” sempre será composta pelos valores a serem atualizados para cobrança, ou seja, valores do débito a serem corrigidos/atualizados.

Já "abatimento/ pagamento" será sempre referente a parcelas de valores que foram pagas por algum motivo, possibilitando que o sistema utilize a compensação e atualize os valores.

Quando for incluído qualquer data no local denominado “data da época” e o usuário clicar em “adicionar parcela(s)” o sistema vai, automaticamente, gerar a próxima parcela com data successiva à anterior, conforme exemplo abaixo:

Após preencher todas as parcelas de débitos e abatimentos/ pagamentos com seus respectivos valores, datas da época e descrições, basta clicar em "calcular". A plataforma vai executar o cálculo e apresentar os resultados.

Parabéns! Você concluiu seu cálculo com ajuda da Calculadora Fácil da Jusfy! Faça download do cálculo.

Ah, qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte Humanizado por WhatsApp no número (11) 93330-4069 ou clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?