Todas as coleções
Calculadoras
Manual de uso JusCalc Completo da Jusfy
Manual de uso JusCalc Completo da Jusfy

como funciona, tipos de cálculos que podem ser feitos, limitações da calculadora e um passo a passo de como realizar o cálculo.

Ricardo avatar
Escrito por Ricardo
Atualizado há mais de uma semana

Sumário:


Tutorial de utilização JusCalc Completo da Jusfy

Introdução:

A ideia do manual é auxiliar todos os usuários, incluindo aqueles familiarizados com esse tipo de cálculo e aqueles que nunca realizaram qualquer operação nesta calculadora.

Leia mais no Blog da Jusfy:

JusCalc Completo: como funciona e tipos de cálculos

A JusCalc Completo, desenvolvida pela Jusfy, foi criada para realização de cálculos de atualização e correção de valores, inclusive liquidação de sentenças. No entanto, sua funcionalidade vai além da liquidação, incluindo praticamente qualquer cálculo que envolva a aplicação de índices e juros.

A calculadora apresenta recursos eficazes, incluindo mecanismos que permitem a geração automática de parcelas. Esse recurso simplifica significativamente o preenchimento, especialmente ao lidar com cálculos que abrangem vários anos.

Passo a passo para realizar um cálculo

Passo 1 - dados básicos:

As informações do passo 1 são para fins informativos, o que significa que não é obrigatório preenchê-las. No entanto, ao fornecer essas informações, você obterá um cálculo mais abrangente, incluindo detalhes sobre as partes envolvidas e a data do trânsito em julgado, se aplicável.

Passo 2 - informações das parcelas: 

No passo 2 começaremos de fato o preenchimento das informações para a realização do cálculo.

O campo "descrição do item" corresponderá ao nome da parcela que estamos calculando. Embora essa informação seja de caráter puramente informativo, ela pode ser empregada para organizar as parcelas que estamos atualizando/corrigindo. Por exemplo, ao lidar com parcelas sucessivas, como de janeiro a dezembro, podemos incluir na descrição informações como "Parcela de janeiro," "Parcela de fevereiro," e assim por diante, proporcionando uma organização mais clara.

O campo "data do cálculo" refere-se sempre ao último dia desejado para a atualização de todas as parcelas. Por exemplo, se a data final para aplicação dos índices e juros for 20/08/2023 e a data do cálculo for 24/10/2023, os valores serão atualizados até o limite de 20/08/2023, embora a data do cálculo permaneça em 24/10/2023.

Se a data para aplicação dos índices e juros for 24/10/2023, e a data do cálculo for 20/08/2023, o cálculo será restrito à data do cálculo, ou seja, 20/08/2023. Nesse caso, a data de 20/08/2023 será também considerada como a data do cálculo.

No campo “digite o valor”, insira o valor a ser utilizado no cálculo.

No campo “a que se refere essa parcela?”, o padrão será geralmente “parcela de débito”, e deve ser alterado apenas se estiver inserindo valores como "abatimento/pagamento".

Vale ressaltar que não é possível fazer um cálculo apenas com “abatimento/pagamento”, pois o sistema sempre tentará COMPENSAR esses valores. Em outras palavras, se for compensar de NADA, o cálculo será NEGATIVO.

No campo "índice", escolha a opção que melhor se adequa à situação que está calculando. Em casos de liquidação de sentença, opte pelo índice previamente definido na própria sentença judicial.

No campo "data inicial", indique sempre a data em que o índice em questão deve iniciar sua incidência. Por exemplo, essa data pode ser a do desembolso, a do evento danoso ou a do vencimento da parcela.

Já a "data final” do índice deve ser estabelecida até quando esse valor precisa ser corrigido/atualizado. Por exemplo, corrigir até a data de 10/10/2021, conforme especificado na sentença, ou até a data do próprio dia do cálculo.

Além disso, é possível incluir mais de um índice, contanto que suas incidências ocorram em datas distintas. Essa prática é especialmente aplicável em processos de liquidação de sentença na Justiça Federal. Por exemplo, IPCA de 20/10/2005 até 20/10/2007, seguido pela SELIC de 21/10/2007 até a data atual (24/10/2023), e assim por diante.

O preenchimento dos juros deverá ser feito no formato de PORCENTAGEM, podendo ser MENSAL ou ANUAL.

A data inicial dos juros corresponderá sempre ao momento em que o índice em questão deve começar a incidir, como por exemplo, a data de juros estipulada no contrato devido ao atraso ou a data da citação.

Quanto à data final dos juros, ela indicará até quando esse valor precisa ser corrigido ou atualizado.

Além disso, é possível adicionar mais de um tipo de juro, desde que suas incidências ocorram em datas distintas.

Por fim, é possível incluir índices com base na poupança, para isso basta selecionar a opção na calculadora completa, conforme indicado abaixo:

A utilização dessa opção vai impedir a modificação da porcentagem do juros e sua periodicidade, já que será utilizada a da poupança MENSAL.

Passo 3 - informações extras, multas, honorário:

No passo 3, o usuário pode incluir porcentagens de Multa e Honorários, além de fornecer uma descrição detalhada desses valores.

É viável permitir que a multa incida sobre os juros, além de incluir outros valores referentes a multa/honorários.

Após realizar essas configurações, basta clicar em "calcular".

Passo 4 - resultado do cálculo: 

O passo 4 vai trazer o “resumo do cálculo” e “cálculo detalhado”.

No campo “resumo do cálculo” é possível visualizar todas parcelas atualizadas com juros, honorários e multa, quando aplicável.

Já no campo “cálculo detalhado” serão apresentados todos os parâmetros utilizados no cálculo, especificando todas as parcelas de forma UNITÁRIA com suas atualizações mensais, com base nos índices utilizados.

Por fim, é essencial destacar que sempre que for necessário atualizar um cálculo anterior para a data atual, não há necessidade de realizar o cálculo do zero novamente.


Atualizando cálculo já realizado e salvo anteriormente:

Para atualizar um cálculo já realizado, basta entrar na aba “meu escritório” e “meus cálculos” e selecionar o cálculo desejado. Assim que estiver dentro do cálculo, a opção "atualizar todas as parcelas para hoje" estará disponível.

Ao selecionar essa opção, o sistema vai modificar todas as datas “finais” dos índices e juros de todas as parcelas para o dia atual.

Pronto! A plataforma irá modificar todas datas "fim" de todas parcelas para o dia atual, atualizando todos os valores para o dia de hoje.

Parabéns! Você concluiu seu cálculo com ajuda da Calculadora Completa da Jusfy! Faça download do cálculo.

Ah, qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte Humanizado por WhatsApp no número (11) 93330-4069 ou clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?