Todas as coleções
Calculadoras
Manual de uso JusCalc Revisão do PASEP
Manual de uso JusCalc Revisão do PASEP

Como identificar e inserir os valores utilizando as microfichas do Banco do Brasil

Ricardo avatar
Escrito por Ricardo
Atualizado há mais de uma semana

Sumário


Por que incluir as microfichas no cálculo?

É importante analisar as microfichas e incluí-las no cálculo porque podem haver ausências de lançamentos ou períodos que não estão contabilizados nos extratos a partir de 1999.

Leia a cartilha para leitura de microfichas do Banco do Brasil (clique para baixar). Nela, você encontra exemplos dos três tipos de microfichas além da relação dos números dos históricos e seus significados.

Tenha atenção durante a análise dos valores na calculadora para não lançar repetições que aparecem em diferentes fichas por causa das atualizações monetárias.

Como encontrar o saldo anterior?

O histórico SANT indica o saldo anterior e o SATU indica o saldo atual. O único momento em que você vai inserir um saldo na calculadora é nas informações gerais, em que você deve preencher o saldo anterior (SANT) na data de 30/06/1989. Se não tiver acesso às microfichas, você vai preencher o saldo anterior constante nos extratos para a data de 30/06/1999.

Microficha

Extrato

Quais datas, históricos e valores incluir no cálculo?

Aqui você deve tomar alguns cuidados:

  • Valores repetidos na mesma data com a mesma rubrica de histórico não devem ser incluídos no cálculo. Os valores podem ser parecidos por causa da conversão de moedas, nestes casos você deve preencher apenas o valor não convertido;

  • As microfichas por vezes podem informar valores posteriores a 01/07/1999 (data que começa a utilização de extratos). Se for o caso do seu cliente, você deve optar por preencher os valores que constam na Microficha OU no Extrato, jamais os dois valores, sob pena de repetir os valores

  • Os valores podem ser positivos ou negativos indicando Depósitos (crédito) ou Pagamentos (débito), lembre-se de indicar ao lado do valor;

  • Os valores de Depósitos (crédito), serão representados pelos código 6013, 8007, 8034.

  • Os valores de Pagamentos (débito), serão representados pelos código 1009, 1010, 4035, 4502, 4503.

  • Você não deve incluir os valores dos seguintes históricos, pois são calculados automaticamente:

    • 8006 (valorização de cotas);

    • 6015, 6011 e 1016 (atualização monetária);

    • 1007 (rendimentos).

    • 3025 e 8025 (distribuição de reservas)

Passo a passo para realização do cálculo na JusCalc Revisão do PASEP

Tópico 1: microfichas e extratos

A primeira informação que o usuário deverá preencher é os dados do cliente para qual se esta realizando o cálculo de revisão do PASEP.

O usuário também poderá incluir o Número da Inscrição do PIS/PASEP (não obrigatória).

Após o preenchimento dos dois primeiros campos, o usuário deverá selecionar a opção referente aos documentos que possui em mãos, podendo ser "microfichas e extratos" ou "apenas extratos".

Ao selecionar uma das opções, a plataforma disponibilizará outros campos para o preenchimento, conforme a opção escolhida.

Caso o usuário tenha escolhido "Microfichas e extratos" será disponibilizado o campo "saldo em 30/06/1989" para o preenchimento e valores constantes nas microfichas desde 1989. (para "apenas extratos" visualize o Tópico 2, ao final do tópico 1)

O campo "Saldo em 30/06/1989" deverá ser preenchido com o valor correspondente ao Código "SANT", constante na microficha com data de "30/06/89".

Preenchido o valor acima, passaremos a preencher todos valores de depósitos (Créditos) e Pagamentos (débitos) nos seus respectivos anos, conforme destaque abaixo.

Os valores de Depósitos (Créditos) serão representados nas microfichas pelos códigos 6013, 8007 e 8034, além de serem valores seguidos do símbolo de soma (+) demonstrando que tal valor é POSITIVO, conforme exemplo:

Estes valores deverão ser preenchidos clicando no campo "+ adicionar valor" do seu ano referente, exemplo: no print acima vemos um valor de "30/06/96" com código 8034 e com símbolo de mais (+), ou seja, se trata de um Depósito (Crédito), devendo assim ser preenchido na calculadora, conforme:


Já os valores referente aos Pagamentos (débitos), serão representados nas microfichas pelos códigos 1009, 1010, 4035, 4502 e 4503, além de serem valores seguidos do símbolo de menos (-), demonstrando que tal valor é NEGATIVO, conforme exemplo:

Estes valores deverão ser preenchidos clicando no campo "+ adicionar valor" do seu ano referente, exemplo: no print acima vemos um valor de "10/09/96" com código 1009 e com símbolo de menos (-), ou seja, se trata de um Pagamento (Débito), devendo assim ser preenchido na calculadora, conforme:

Esse procedimento deve ser realizado com TODOS valores referente aos Depósito (Crédito) e Pagamentos (débitos) em seus respectivos anos.

Cuidado: As microfichas por vezes podem informar valores posteriores a 01/07/1999 (data que começa a utilização de extratos). Caso seja o caso do seu cliente, você deve optar por preencher os valores que constam na Microficha OU no Extrato, jamais os dois valores, sob pena de repetir os valores.

Realizado o preenchimento de todos valores o usuário deverá clicar em "Calcular" para realização do cálculo.

Após realizado o cálculo a plataforma disponibilizará o Resumo do Cálculo, Cálculo Detalhado e modelo de Petição inicial e o documento do cálculo completo para download pelo usuário, conforme:

Tópico 2: apenas extratos

Caso o usuário tenha escolhido "Apenas extratos" será disponibilizado o campo "saldo em 30/06/1999" para o preenchimento e valores constantes nos extratos desde 1999.

O campo "Saldo em saldo em 30/06/1999" deverá ser preenchido com o valor correspondente ao Saldo anterior a 01/07/1999, conforme exemplo abaixo:.

Preenchido o valor acima, passaremos a preencher todos valores de depósitos (Créditos) e Pagamentos (débitos) nos seus respectivos anos, conforme destaque abaixo:

Os valores de Depósitos (Créditos) serão representados nos extratos pela letra (C) após o valor, demonstrando que tal valor é POSITIVO, conforme exemplo:

Estes valores deverão ser preenchidos clicando no campo "+ adicionar valor" do seu ano referente, exemplo: no print acima vemos um valor de "30/06/2001" com a Letra (C), ou seja, se trata de um Depósito (Crédito), devendo assim ser preenchido na calculadora, conforme:

Já os valores referente aos Pagamentos (débitos), serão representados nos extratos pela letra (D) ao lado do valor, conforme exemplo:

Estes valores deverão ser preenchidos clicando no campo "+ adicionar valor" do seu ano referente, exemplo: no print acima vemos um valor de "04/10/2002" com a letra (D), ou seja, se trata de um Pagamento (Débito), devendo assim ser preenchido na calculadora, conforme:

Esse procedimento deve ser realizado com TODOS valores referente aos Depósito (Crédito) e Pagamentos (débitos) em seus respectivos anos.

Realizado o preenchimento de todos valores o usuário deverá clicar em "Calcular" para realização do cálculo.

Após realizado o cálculo a plataforma disponibilizará o Resumo do Cálculo, Cálculo Detalhado e modelo de Petição inicial  e o documento do cálculo completo para download pelo usuário, conforme:

Parabéns! Você concluiu seu cálculo com ajuda da Calculadora de Revisão do PASEP da Jusfy! Faça download do cálculo.

Ah, qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte Humanizado por WhatsApp no número (11) 93330-4069 ou clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?