Manual de uso JusCalc Fácil da Jusfy
Como funciona, tipos de cálculos que podem ser feitos, limitações da calculadora e um passo a passo de como realizar o cálculo.
SUMÁRIO
- Vídeo Tutorial
- JusCalc Fácil: como funciona e tipos de cálculos
- Passo a passo para realizar um cálculo
- Conclusão
Vídeo Tutorial
JusCalc Fácil: como funciona e tipos de cálculos
A JusCalc Fácil, desenvolvida pela Jusfy, visa corrigir e atualizar valores de execuções em andamento ou processos de conhecimento na fase de cumprimento de sentença. Ou seja, processos que já contenham valores em seus autos, necessitando apenas a atualização/correção desses valores até a data atual.
Isso quer dizer que não é possível fazer uma atualização de valores desde o início? Não. A JusCalc Fácil contempla todo e qualquer cálculo de atualização de valores que possa ser feito com os parâmetros disponíveis na calculadora, com limitação de até 20 parcelas.
Passo a passo para realizar um cálculo

A primeira página da JusCalc Fácil traz as opções de todos os parâmetros disponíveis para realização do cálculo.
- O campo “nome do cálculo” é apenas informativo, ou seja, o preenchimento é opcional.
- Os campos de “índice para corrigir valores”, “taxa de juros”, “multa” e “valor dos honorários” devem ser preenchidos conforme a necessidade.
- Se o cálculo a ser realizado for uma atualização de contrato, é fundamental incluir os parâmetros estipulados no contrato.
- Se o cálculo for uma atualização de valores de uma execução/cumprimento de sentença, basta incluir o valor até a última atualização, com os mesmos parâmetros utilizados no cálculo anterior.
- Se desejar que a atualização seja no formato “pró-rata” basta selecionar a opção ao lado de cada parâmetro. O pró-rata significa “proporcional”.
Após preencher todos os parâmetros do cálculo, avançamos para o preenchimento das parcelas/valores a serem corrigidos/atualizados. Vamos analisar:

O campo "descrição do item" é meramente informativo e aceita qualquer descrição que você queira fornecer.
O campo "data da época" refere-se à data de vencimento da parcela, à data da última atualização realizada dos valores e/ou à data a partir da qual os parâmetros inseridos na calculadora deverão incidir.
No campo “a que se refere esta parcela?” sempre é possível incluir duas opções:

“Parcela de débito” sempre será composta pelos valores a serem atualizados para cobrança, ou seja, valores do débito a serem corrigidos/atualizados.
Já "abatimento/ pagamento" será sempre referente a parcelas de valores que foram pagas por algum motivo, possibilitando que o sistema utilize a compensação e atualize os valores.
Quando for incluído qualquer data no local denominado “data da época” e o usuário clicar em “adicionar parcela(s)” o sistema vai, automaticamente, gerar a próxima parcela com data sucessiva à anterior, conforme exemplo abaixo:

Após preencher todas as parcelas de débitos e abatimentos/ pagamentos com seus respectivos valores, datas da época e descrições, basta clicar em "calcular". A plataforma vai executar o cálculo e apresentar os resultados.

Conclusão
Parabéns! Agora você sabe como fazer um cálculo na JusCalc Fácil da Jusfy! 💚